Décimo mês

image image

Hoje fui num evento da Bepantol® Baby em homenagem ao dias das mães e o temo foi: O décimo mês, que foi super esclarecedor. Eu estou prestes a parir e mesmo estando na segunda gestação, não conhecia o que vinha a ser o Décimo mês.

O meu décimo mês da gravidez de Heitor foi super difícil, a começar pela ida dele pra UTI, passando por mãe, irmã, sogra e sogro em casa (menos pior que não foram todos duma vez, mas mesmo assim foi bem complicado) e ver meu peito secando.

Descobri também um termo novo, Baby Blues ou Blues Puerperal, que não é depressão pós-parto e sim uma espécie de melancolia que geralmente tem início poucos dias depois do parto e provoca tristeza, preocupação, nervosismo e vontade de chorar. É possível que as enormes mudanças hormonais da gestação sejam responsáveis por esses sintomas, que tendem a desaparecer em questão de dias.

Quem abriu o evento foi André Mendes, Gerente de marketing daBepantol® Baby no Brasil. Andre diz:

“Com o nascimento do filho, as mães passam por uma série de transformações físicas e emocionais. Além disso, ainda precisam aprender a lidar com o papel de coadjuvante nas primeiras semanas da vida materna. E é exatamente esse o momento em que elas mais precisam de cuidado e atenção. Por isso, a partir de agora Bepantol® Baby assume esse compromisso por meio da campanha global Décimo Mês. Queremos estimular e conscientizar sobre a importância do diálogo para mulheres que estão passando por essa fase, de maneira a ajudá-las a vivenciar esse momento da melhor forma possível”,

O bate papo, mediado pela jornalista Rosana Jatoba e com a presença da doula Janie Paula, a ginecologista e sexóloga Dra. Carolina Ambrogini, a psicóloga Dra. Ana Merzel Kernkraut e a modelo e ex-BBB Adriana Sant’Anna (que também são mães)  abordaram assuntos relacionados ao primeiro mês da mulher após o nascimento do filho e a importância de uma rede de apoio para essas mães durante o Décimo Mês e a conversa foi super esclarecedora e animada.

IMG_7193

“O décimo mês é um prolongamento da gestação e traz alegrias, medos e frustrações. Quando enfrentei essa fase, pensei, meu Deus, o que está acontecendo? Tenho esses dois seres lindos diante de mim, estou vivendo algo que tanto sonhei e, ao mesmo tempo, tantas questões difíceis”, contou a jornalista Rosana Jatobá.

IMG_7102

“Fiquei tentando engravidar por três meses, foi uma gravidez que desejei muito. E, quando eu filho nasceu, eu só chorava, sentia dor para amamentar, me preocupava com a forma como as pessoas iam me ver por eu estar assim. Tive depressão pós-parto e estou me cuidando ainda”, desabafou a modelo e ex-BBB Adriana Sant’Anna.

IMG_7142

O evento serviu de ponta pé inicial para a campanha que começou hoje e foi criada pela agência J. Walter Thompson London e adaptada para diversos países e com o lançamento de uma plataforma de comunicação diferenciada direcionada às mães, a qual traduz o comprometimento da marca em ajudar ativamente mulheres que acabaram de ter seus bebês. O objetivo é criar um movimento mundial que reconheça e auxilie essas mulheres, reforçando o papel da sociedade para que não se perca a alegria dos primeiros dias da vida materna.

A ação contempla um filme (https://www.youtube.com/watch?v=D3MfhDobuQI)  para o ambiente digital dirigido por Elizabeth Stopford (renomada diretora de documentários indicada ao Bafta – premiação concedida pela British Academy of Film and Television Arts), além do site www.decimomes.com.br, com conteúdo e orientação criados e organizados por jornalistas da área de medicina e de psicologia clínica.

Participou ainda da produção da campanha a fotógrafa internacional Jade Beall, autora do projeto A Beautiful Body Project (‘Projeto Corpo Bonito’) e do livro Bodies of Mothers (em tradução livre, algo como Corpos Maternos).  As fotografias de Jade capturam imagens verdadeiras de mulheres para inspirar sentimentos de beleza real após o nascimento do filho.

    Beantol Baby 2 Bepantol Baby_1

21 ideias sobre “Décimo mês

  1. Claudia Bins

    Que legal deve ter sido esse encontro. Sempre bom ouvir outras experiências e aprender mais. Aqui a primeira foi bem difícil mas a segunda filha já foi bem gostoso.

    Beijo,

    Claudia
    @AsPasseadeiras

    Responder
  2. Louise Furtado de Aguiar

    Lá,
    Adorei sua cobertura, excelente. Me senti no evento, podendo extrair os mínimos detalhes das informações.
    Parabéns!

    Responder
  3. Deia Tomaz

    Esse encontro deve ter sido incrivel!
    Acho q tem q se falar mais sobre o lado “nada maravilhoso” da maternidade!
    Eu tive uma amiga q me alertou sobre isso e foi de grande valia!
    Deia Tomaz
    @lancheiradojoao

    Responder
  4. Mãe de Guri & Guria

    As mamães precisam de muito acolhimento neste momento é menos palpites. É importante falarmos sobre isso e informar. Adorei!

    Responder
  5. Juliana Carreras

    Campanha muito bacana! As gravidinhas estavam precisando de uma atenção no pós parto com mais informações e ajuda!

    Responder
  6. Fabiana

    Estive no encontro e foi realmente esclarecedor e emocionante. Tenho certeza que passaremos melhor pelo décimo mês agora na segunda gestação!

    Responder
  7. Laís Sass

    Eeeew!!! Amei te encontrar lá e dividir esse momento que uma empresa pensa com carinho nas recem-maes! Que muitas possam se apoiar e encontrar apoio nesse site e em quem mais precisarem.
    Beijos!

    Responder
  8. Mila

    Eu imagino como deve ter sido maravilhoso esse encontro! É um momento muito importante, tanto para mãe como para filho. Momento de reconhecimento, e conhecimento. De aprendizagem!!!! É tão gostoso, mas nada fácil!

    Beijos (@mundodamae)

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *