A Páscoa, os ovos de chocolate e Eu (ou Heitor)

Presentear as pessoas com ovos é um costume antigo, comum entre os povos que habitavam a região do Mediterrâneo, do Leste Europeu e do Oriente.

Alguns historiadores afirmam que o hábito de oferecer ovos de galinha pintados surgiu no Antigo Egito, na Pérsia e entre algumas tribos germânicas.

Antigamente, os ovos (de galinha) eram cozidos e pintados com desenhos, durante as festividades para a chegada da primavera. E assim eram trocados, representando a esperança de fertilidade do solo e de colheitas cheias.

A arte de pintar ovos e dá-los como presente também passou a ser um ato comum nas festividades cristãs, onde se desenhavam imagens de Jesus e de Maria, principalmente. O significado do ovo de Páscoa, do ponto de vista religioso, é o renascimento. O ovo é considerado simbolo do nascimento e da vida

Acredita-se que os ovos de chocolate entraram na tradição das festas da semana santa por que alguns historiadores falam que esse símbolo surgiu depois do século XVIII, sendo inventado de confeiteiros franceses. Já outros dizem que essa culpa é toda dos ingleses, no século XIX, quando teve a revolução da industria do chocolate.

Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida. A relação com a Páscoa, comemorada pelos cristãos, está a partir da Ressurreição de Jesus Cristo, que representa a esperança de uma nova vida para toda a humanidade. E de onde vem a idéia do coelho?

A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII, já que o coelho também representa fertilidade, se reproduz rapidamente e em grandes quantidades.

Aqui em casa não temos muitas tradições, incluindo a de trocar ovos de chocolate, mas que me conhece sabe que Eu amo doces em geral, embora não seja chocolátra, como um pedacinho e já to satisfeita (o mesmo não acontece com brigadeiro, mas enfim… #soudessas). Ai chega essa época do ano, a pessoa que está gravida e fica evitando doces a todo custo (pra não ter diabetes gestacional), surta. Acho que é a época do ano onde o apelo comercial realmente me afeta. Fico desesperada pra comer todo chocolate do mundo (#souinfluenciável e #nãotenhomaturidadeprapáscoa).

Lutei muito pra não dar doces a Heitor, pelo menos até ele completar dois anos (bem verdade que uma vez dei um sorvetinho e ele também já comeu alguns tipos de bolos), mas nunca tinha comido chocolate. Não comprei ovo de Páscoa pra ele, até por que, na minha opinião ele ainda é muito pequeno pra isso e nem entende direito. Ai, na sexta-feira santa, dei um pedacinho e, obviamente, ele amou. Se lambuzou todo e agora Heitor conhece uma das coisas boas da vida.

No sábado teve um jantar de páscoa lá em casa e Heitor ganhou um coelho de chocolate. Ele, mas rápido do que eu, já abriu o chocolate, arrancou as orelhas do bichinho e já devorou.

O resto da Páscoa foi realmente difícil, mas o motivo da minha dieta de doces forçada é por uma causa nobre e muito boa, a saúde do meu bebezinho. Então bora cuidar da saúde e começar a viver as abstinência da maternidade desde quando o bebê esta no bucho. Agora a farra do chocolate acabou e vamos voltar à programação normal.

image image image

Como falei no Instagram, esse post faz parte de um projeto de blocagem coletiva, onde blogueiros mães e pais vão falar sobre assuntos diversos. Agora é só correr nos outros blogs e conferir mais post legais. A lista dos blogs está logo abaixo!

@mamaesacchi
tp://mamaesacchi.com.br/2016/03/28/aa-nossa-pascoa-2

@blogmamaeantenada
http://mamaeantenada.com.br/a-celebracao-da-pascoa-no-meu-lar 3

@manualdeumamae
http://www.manualdeumamae.com.br/2016/03/nossa-pascoa.html

@lancheiradojoao
http://wp.me/p5Im8l-bZ

@as_passeadeiras

http://aspasseadeiras.com.br/2016/17-pascoas-e-um-amor

@maedegurieguria

http://maedegurieguria.blogspot.com.br/2016/03/nossa-pascoa-e-uma-novidade-para-voces.html?m=1

@espacodasmamaes

http://espacodasmamaes.blogspot.com/2016/03/nossa-pascoa.html

@vamosmamaes

http://vamosmamaes.blogspot.com.br/2016/03/comemoracao-da-pascoa-pelo-mundo.html

@mamaedopedroaugusto

tp://mamaedopedroaugusto.blogspot.com/2016/03/feliz-pascoa.html

@paidecinco

http://www.paide5.com.br/boa-pascoa-e-c…essach-sameach/

@dfamaternidade

http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/2016/03/pascoa2016.html

@mamaerobo

http://www.mamaerobo.com/#!A-Páscoa-e-seus-principais-s%C3%ADmbolos/c1a1n/56f74cce0cf23c800ad2e306

@mundodamae

http://www.mundodamae.com/#!A-nossa-páscoa-PascoaMdM/c1rfl/56f8808e0cf2eb66d96f8ac0

 

 

Fontes:

http://www.portaldafamilia.org/datas/pascoa/pascoasimbolos.shtml

http://www.mundodastribos.com/o-que-pascoa-tem-a-ver-com-chocolate.html

http://www.significados.com.br/ovo-da-pascoa/

http://www.suapesquisa.com/historia_da_pascoa.htm

http://brasilescola.uol.com.br/pascoa/a-origem-ovo-pascoa.htm

29 ideias sobre “A Páscoa, os ovos de chocolate e Eu (ou Heitor)

  1. Pingback: A Nossa Páscoa

  2. Pingback: Nossa Páscoa! – Maternidade sem frescura

  3. Deia Tomaz

    Por aqui tb segurei por muito tempo doces e chocolates para o João… mas esse ano não teve jeito, ele se acabou no chocolate…
    São só alguns dias, depois tudo volta ao normal (assim espero kkkk)

    Deia Tomaz – Lancheira do Joao

    Responder
  4. Luciana Emely Oliveira

    Aiiiii eu sou chocólatra assumida!!! E por aqui não teve jeito de segurar muito o pequeno dos prazeres do chocolate. Quando menos percebi, já haviam dado para ele e ele se lambuzado todo!!! Agora, pede direto chocolate… kkkk Parabéns pela força de vontade, não consegui evitar na gestação… bjos

    Responder
  5. Fanny

    Olha de todos os posts sobre páscoa o seu foi o que mais prestei atenção na história dos ovos e do coelho. Como surgiram. Amei parabéns!!!

    Responder
  6. Laís Sass

    Aqui acredito que foi o ultimo ano que consegui segurar pedro em relação aos chocolates… quero nem ver ano que vem!! rs Mas td bem, sao alguns dias apenas… os outros dias é que contam! 😉 Sucesso na blogagem!!! 🙂

    Responder
  7. Pingback: O tão esperado Dia das Mães | Minha mãe não é daqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *