Quais as doenças mais comum, em crianças, no verão e como proteger seu filho

 

Eu fico contando os dias pro verão chegar (mesmo com o clima doida do SP, que as vezes, o verão tá tão frio que parece inverno… ou vice versa kkkkk).

No verão passado fomos passar o reveillon e alguns dias de férias em Maragogi / AL. Sempre passei minhas férias de verão lá, desde que me entendo por gente. E quero que Heitor também passe as dele e que ele tenha lembranças tão boas quanto as que eu tenho até hoje.

Depois de uns dias que chegamos, ele teve uma super diarréia… conversei com a médica dele pelo whatsapp (santa tecnologia) e resolvemos bem a situação.

Além da diarréia, tem outras doenças tipicas do verão. Vou falar um pouquinho de cada uma delas e dar algumas dicas de como cuidar.

Insolação

Com belos dias ensolarados, entre as doenças mais comuns no verão, a insolação tem o seu destaque. Se o seu filho é daquelas crianças que adora brincar durante a tarde ou manhã no sol, ele já deve ter passado por isso. A insolação causa o aumento da temperatura do corpo. Para tratar, são indicados banhos com água gelada e a hidratação constante com líquidos.

Desidratação

Por ser um período quente, no qual as crianças se sentem mais dispostas para fazer brincadeiras na rua, correndo e pulando, a desidratação se encaixa entre os transtornos, problemas e doenças mais comuns no verão. A dica para evitar é sempre dar líquidos para a criança, de preferência água ou suco de frutas. Se o seu filho começar a sentir enjoos e diarreia, leve-o para uma consulta ao médico. Ampliando o tratamento da desidratação, o consumo do soro caseiro é indicado.

Conjuntivite

Doença onde a conjuntiva dos olhos infecciona. As crianças podem pegar a doença por meio de contato direto com infectado. A bactéria pode ser encontrada nas mãos, toalhas, lenços e até mesma na piscina. Os sintomas envolvem coceira, sensação de desconforto, inchaço e pus. Caso o seu filho tenha a doença, use toalhas separadas e lave as mãos após ter o contato com os olhos.

Diarréia

Neste caso, as idas ao banheiro se multiplicam, e as fezes ficam menos consistentes. Para evitar a enfermidade é indicado a lavagem das mãos constante, o uso de álcool gel, a lavagem de todas as frutas e verduras que forem consumidas e o cuidado com os alimentos consumidos fora de casa.

Micoses

Um clássico das doenças mais comuns no verão. A pele úmida é um prato cheio para os fungos que causam a micose. Os casos, vistos normalmente em praias ou piscinas causam desconforto, já que lesões vermelhas que escamam aparecem em áreas como virilhas, pés e unhas. Assim que você notar a doença em seu corpo, marque um horário com um médico dermatologista para que pomadas antifúngicas sejam indicadas.

Bicho geográfico

Evitar que a criança caminhe de pés descalços é uma das formas de evitar que o bicho geográfico cause problemas. Esse bichinho é um parasita e fica embaixo da sua pele. O tratamento do bicho geográfico, uma das doenças mais comuns no verão, pode ser feito através de remédios ou de pomadas.

 

Fonte: http://vivomaissaudavel.com.br/saude/crianca/veja-quais-as-doencas-mais-comuns-no-verao-em-criancas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *